4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Sem Creci, corretor é empregado de imobiliária - 25/04/2006
O corretor que não está inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e vende imóveis não é autônomo, mas sim empregado da imobiliária onde trabalha. Este é o entendimento da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Um ex-corretor da Fernandez Mera Negócios Imobiliários S/C Ltda. entrou com processo na 56ª Vara do Trabalho de São Paulo, reclamando vínculo empregatício com a imobiliária e o respectivo pagamento das verbas e indenizações decorrentes do contrato de trabalho. Segundo o reclamante, ele exerceu as funções de vendedor, sem a anotação do contrato em sua carteira de trabalho, tampouco o pagamento de direitos como férias e FGTS, entre outros. (RO 01124.2002.056.02.00-6) - (fonte: Notícias - Comunicação Social)
Com esta novidade o nosso CRECI está dando mostras de que as coisas não estão assim tão definidas, para a categoria.
Se Vendedores de Imóveis, contratados por imobiliarias podem exercer a profissão, acho mesmo que devem receber as verbas indenizatórias a que fazem direito. A minha e acredito que possa dizer nossa pergunta é:??? Se levarmos as coisas realmente à sério neste País, podemos ter nossos direitos realmente reconhecidos, como trabalhadores que somos, autonomos sim, mas sem a menor sombra de duvidas "TRABALHADORES"????. Pois acho que os CRECIs de qualquer Região, devem se manifestar, para que a sociedade nos veja como trabalhadores e não como pessoas que ganham muito no mole, como é corrente opnião de muitas pessoas.
Está mais do que na hora de termos a nossa imagem realmente defendida e melhorada, junto à opnião pública e até mesmo junto ao poder judiciário, onde poderíamos contar com o apoio explicito de nossa entidade, o que raríssimamente ocorre. Devemos ficar sempre com o pires na mão atrás de esmolas, ou merecemos receber efetivamente por aquilo que fizemos e fomos contratados?? mesmo que algumas vezes verbalmente??. (Palvra de corretor, não tem valor legal, será????).
Penso que está na HORA dos CRECIs se manifestarem de qual lado da moeda estão, se do lado que avilta a profissão, colocando corretores como mendigos de comissões, ou do lado de profissionais que fazem este pais crescer?
Fiquem atentos!!!!
ELEIÇÕES À VISTA!!!!
|Chega de tapinhas nas costas, queremos posições firmes em defesa da categoria!!!
Obrigado
Cassio UTSCH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário